Casamento pela internet

Casamento pela internet  Deu-se notícia recente, pela imprensa, da realização de um casamento à distância, no cartório de registro civil de Indaiatuba, cidade do interior paulista. O  “sim” dos noivos, que se achavam a milhares de quilômetros, em sua residência na Suiça, foi ouvido pelos familiares e pelo juz de casamentos via MSN, em um telão instalado no cartório. Da mesma forma, o casal acompanhava a cerimônia com a seriedade que o caso exigia e sorvendo as alegrias desse importante momento em suas vidas.

Para atender às exigências da lei civil, não bastava, no caso, a declaração colhida à distância, pois é essencial o comparecimento das partes, pessoalmente ou representados por procuradores. Foi o que se deu no caso noticiado. Muito interessante e na esteira da moderna tecnologia.

Ouso crer que a legislação brasileira venha a se modernizar, em futuro breve, para permitir a declaração solene dos nubentes por essa forma de comunicação pela web, dispensando procuradores, como já se faz com relação a determinados negócios jurídicos e, também, para interrogatório e outras provas na esfera penal.

A iniciativa do cartório interiorano, assim, talvez sirva de paradigma, abrindo caminho para novas formas de observância do ritual do casamento civil, por que não via internet?

Euclides de Oliveira

 
 

Mais textos em CASOS E CAUSOS

 
 

Compartilhe este texto



 
 
 
 

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *