Mude um destino – Campanha da Associação dos Magistrados Brasileiros, em incentivo à adoção

Mude um destino – Campanha da Associação dos Magistrados Brasileiros, em incentivo à adoção

NOTÍCIAS | 21 set 2007

Mude um destinoAjuda a dar uma chance a quem não teve chance nenhuma. Com esse apelo de importante sentido social, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) promove campanha nacional em favor da adoção. O mote da campanha é: “Mude um destino”. A finalidade é tirar da rua e dos abrigos as crianças abandonadas ou carentes, e também os adolescentes sem amparo familiar.
O assunto interessa não somente aos juizes e demais participantes da classe jurídica como à população em geral. Por isso a chamada de participação de todas as pessoas conscientes e das entidades representativas, tanto públicas quanto privadas.
A adoção é regulada no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e no Código Civil. Seu objetivo é o recebimento de filhos, não só crianças e adolescentes, mas também adultos, pelo vínculo do afeto, fazendo-se membros da comunidade familiar. O procedimento é judicial, em processo no qual participa o Promotor de Justiça, para uma sentença de adoção e o posterior registro da pessoa como filho do adotante no cartório de registro civil.
Leia o emocionante depoimento da cantora ELBA RAMALHO, falando sobre a adoção de sua filha, em apoio à campanha “Mude um destino”.
“Quando veio a tentativa de engravidar, tivemos toda uma expectativa durante dois anos, até que foi constatado que havia uma dificuldade da parte dele (Gaetano Lopes). E aí a gente ainda pensou o que fazer. Um tratamento, uma inseminação. Eu disse, não concordo, não acho bacana, mas faria por você. Ele falou não. A gente não precisa disso, a gente vai ter filho do mesmo jeito, vamos partir para a adoção mesmo. Aí foi bacana porque os dois foram juntos. Encontrei Maria Clara e como ela já havia sido rejeitada por alguns casais, eu tive uma sorte de Deus. Entrei e já fui querendo. Ainda falaram pra mim que eu estava querendo uma menina que poderia ter problemas de saúde no futuro, mas eu falei, nenhum problema. A cada cidade que eu vou fazer um show eu visito um orfanato. Procuro me integrar à obra e acabo participando e ajudando. Sempre acontece. Eu não vejo diferença, pelo fato dela ser adotada. Digo com toda a franqueza do meu coração. Amo meu filho biológico, meu primeiro filho, meu príncipe. Mas eu sou completamente louca pelas duas minhas filhas. Tenho a mesma emoção. Com a Maria Clara, no dia da adoção no fórum, eu estava muito nervosa. Uma semana depois fui na médica e ela disse que meus seios estavam cheios de leite. Foi um grande milagre. Eu tinha amamentado o Lua há quinze anos atrás. Nós somos todos irmãos, filhos do mesmo pai, moramos no mesmo planeta. Devemos amar igualmente a todas as criatura,. Eu pude testar esse amor incondicional agora. Eu digo aos casais que querem ter um filho adotado: nunca desistam, não se desestimulem por nada. Sejam perseverantes e tranqüilos. Deixem que amor flui com muita naturalidade porque é um presente de Deus. Fico muito feliz com minhas filhas e tenho até vontade de trazer mais outros. O Zeca Pagodinho, quando conheceu a Maria Clara, ficou empolgado para adotar e adotou e já disse que vai adotar outra. Conheço famílias simples que nem tem condições financeiras de adotar filhos e adotam e são famílias felizes, existe muito amor. O mundo precisa dessa participação. As crianças são as grandes vítimas e elas não têm culpa. São carentes e tem muita sede de amor. Com seis meses de convivência o passado já foi apagado da vida delas, ela já é sua, já se adaptou à sua vida, à tua casa. Sou muito a favor da adoção e lutarei até o fim da minha vida pra que as pessoas acreditem que é possível fazer alguma coisa para mudar, para melhorar. Todos somos beneficiados, pois ganhamos filhos lindos numa relação de amor sincera e profunda.”
Revista Leis&Letras, n.º 9, 2007,p.27. Leia o depoimento de Elba Ramalho.

Tags: ,

Sobre nós

Sobre nós!

O site Família e Sucessões é referência em matéria de Direito de Família e Sucessões, fornecendo subsídios de pesquisa com conteúdo atualizado. Site mantido por Euclides de Oliveira Advogados Associados.

Endereço

Rua Dr. Diogo de Faria, 55

cjs. 51 e 53 - Vila Clementino

CEP 04037-000 - São Paulo/SP

Tel/fax: (11) 35781244

advocacia@euclidesdeoliveira.com.br