Arquivo para julho, 2012

  • O filho surpresa e a lei

    O estranho no ninho, havido de relacionamento extraconjugal, não importa a origem, é sempre filho e, como tal, deve ser benvindo ao seio da família. Veja como isso acontece nos parâmetros da lei. Os comentários são da advogada Ivone Zeger.

    leia mais →
     
  • Brevíssimas considerações sobre o dano existencial

    Diferente do dano material e do dano moral, o dano existencial atinge o íntimo da pessoa, causa-lhe adversidades no seu modo de vida, sofrimento e dor. Não se trata de mera contrariedade ou desconforto. É conduta intencional ou não intencional que pode levar a infelicidade à pessoa atingida. Veja as distinções jurídicas apontadas em breve comentário do Prof. Ezequiel Morais.

    leia mais →
     
  • Escreveu e não leu, a herança perdeu!

    Ameaça de morte pode gerar perda da herança. Internet gera prova em brigas de família e sucessões. Veja a crônica de Ivone Zeger.

    leia mais →
     
  • Novela? Não. Apenas a vida…

    Dia desses recebi em meu escritório uma cliente pedindo orientação legal para a confusa situação na qual ela se metera. E põe confusa nisso! Se um caso semelhante fosse visto nas telas da TV, as pessoas com certeza comentariam: “Só mesmo em novela”.

    leia mais →
     
  • Eu gasto, tu gastas… e ele paga

    DÍVIDAS DO CASAL

    Dia desses recebi a visita em meu escritório de um marido aflito com os gastos excessivos de sua esposa. O ansioso cônjuge me dizia que já havia até vendido um apartamento para pagar as inúmeras dívidas que sua mulher contraíra com suas cirurgias plásticas e tratamentos estéticos. “Ela é uma gastadeira compulsiva e vai me levar à ruína”, lamuriava-se ele.

    leia mais →